-

Parceiros e convênios Sinconsete
SINCONSETE
SINCONSETE
SINCONSETE

 


Minas Gerais ocupa o primeiro lugar em ranking nacional de oferta de serviços digitais

11/09/2020



   

O Governo de Minas Gerais ocupa o 1º lugar, de todo o Brasil, em oferta de serviços digitais. O ranking, apresentado na 5ª reunião geral do Grupo de Transformação Digital criado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (Abep-TIC) em painel virtual na quinta-feira (10/9), demonstra os esforços feitos pelo Estado para promover a transformação digital e garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços públicos cada vez mais eficientes, com mais rapidez e facilidade.

O Índice de Oferta de Serviços Digitais é uma iniciativa da Abep-TIC em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP) e fará parte do Ranking de Competitividade dos Estados 2020, que será lançado no dia 17/9, também de forma on-line.

Avanços

Foram vários os fatores que fizeram com que Minas se destacasse no levantamento. O índice sintético, que mensurou os principais serviços oferecidos pelos governos, abrangeu três dimensões: capacidade para oferta digital de serviços públicos; oferta de serviços públicos por meios digitais; e regulamentação sobre a modernização para a oferta de serviços públicos. Minas Gerais, assim como Santa Catarina, obteve a nota 78,5, considerada pelos técnicos como “muito bom”.

O destaque para o estado tem como parâmetro programas como o Minas Atende, principal iniciativa de transformação digital do governo estadual. Entre os avanços estão mais de 350 serviços cadastrados no Portal MG, realizados de forma totalmente digital, e a simplificação de 64 serviços públicos.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Otto Levy, a primeira colocação de Minas em um ranking nacional reflete o compromisso do Governo de Minas com a modernização dos processos, aprimorando a gestão pública e os serviços prestados. “Desde o início da administração, nosso foco tem sido aperfeiçoar o serviço prestado pelo Estado, torná-lo mais eficiente e, simultaneamente, promover mudanças que possam também equilibrar as contas públicas”, lembra.

De acordo com o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, o resultado teve envolvimento de várias instituições, principalmente em um contexto em que o distanciamento social é recomendado. 

“A pauta da transformação digital dos serviços públicos tem sido intensificada pelo Estado com o Projeto Estratégico Minas Atende, com destaque para os canais digitais do Governo do Estado - Portal MG (mg.gov.br) e aplicativo MG App. Esse reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo e, ao mesmo tempo, sinaliza várias oportunidades para trazermos um serviço público ainda melhor para a população mineira”, acrescenta.

Critérios

Para chegar ao resultado, a comissão criada para avaliar os governos estaduais e do Distrito Federal levou em conta a capacidade para a oferta digital de serviços. Entre as funcionalidades avaliadas estão a telemedicina, os serviços de abertura e fechamentos de empresas, a nota fiscal eletrônica ao consumidor, a solicitação de segunda via on-line de CNH e a emissão de Boletins de Ocorrência on-line.

Em seguida, na fase de análise, foram feitas duas rodadas com especialistas da comissão técnica do levantamento, uma auditoria e, por fim, uma revisão automática, comparando as fases anteriores.

Minas Atende

O programa Minas Atende, criado com o objetivo de aproximar os cidadãos mineiros dos serviços públicos oferecidos pelo Governo de Minas, acaba de completar um ano. Coordenado pela Seplag, o projeto já simplificou diversos processos, como, por exemplo, a necessidade de autenticação de documentos em cartório. A próxima etapa nessa frente de atuação envolve a integração dos sistemas para que o cidadão não precise apresentar, em qualquer atendimento, informações que o Estado já possui.


Clique na imagem para ampliar.


     


Fonte: agenciaminas



Menu cadastros



Relacionadas   com   a   data:


11/09/2020 DECRETO Nº 6.370 DE 10 DE SETEMBRO DE 2020. DETERMINA, A PARTIR DE 15 DE SETEMBRO DE 2020, O RETORNO DA TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE QUALQUER ESPÉCIE OU NATUREZA, PARA O INTERESSADO, O PROCESSADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA MUNICIPAL, E REVOGA O DECRETO Nº 6.359 DE 1° DE SETEMBRO DE 2020.

11/09/2020 Comunicado Sobre Malha Fiscal Pessoa Jurídica: Falta de Escrituraçãdo de Receitas no SPED

11/09/2020 Muito além do R$ 1 bilhão: os tributos que as igrejas não precisam pagar no Brasil

11/09/2020 Sem juros ou taxas, bancos devem prorrogar dívidas, decide TJ-MS

11/09/2020 INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB N° 1.975 / 2020 - Não incidência de INSS sobre a exportação rural

11/09/2020 ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAR N° 007 / 2020 - FUNDOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - REPASSE DAS DOAÇÕES - Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) listados neste ato declaratório estão permitidos a receber repasse das doações feitas por meio do Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).

11/09/2020 DECRETO Nº 48.038, DE 10 DE SETEMBRO DE 2020 - Cria a renda emergencial temporária destinada às famílias em situação de extrema pobreza

11/09/2020 ATO COTEPE/PMPF N° 027 / 2020 - COMBUSTÍVEIS - PMPF - PREÇO MÉDIO PONDERADO A CONSUMIDOR FINAL

11/09/2020 ATO DO PRESIDENTE DA MESA DO CONGRESSO NACIONAL N° 120 / 2020 - MEDIDA PROVISÓRIA COM PRORROGAÇÃO DE VIGÊNCIA - A Medida Provisória dispõe sobre financiamento para as ME, EPP, e médio porte, por meio da criação do Programa de Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE)

11/09/2020 RESOLUÇÃO BCB N° 013 / 2020 - INSTITUIÇÕES AUTORIZADAS BCB - PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS - LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

11/09/2020 Minas Gerais ocupa o primeiro lugar em ranking nacional de oferta de serviços digitais

11/09/2020 DECRETO N° 48.036 / 2020 - MG - Estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

11/09/2020 DECRETO N° 48.037 / 2020 - MG - Altera o RICMS/MG, quanto à emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

11/09/2020 PORTARIA SUTRI N° 978 / 2020 - MG - Altera a Portaria SUTRI nº 902/2019, que divulga os preços médios ponderados a consumidor final (PMPF) para cálculo do ICMS devido por substituição tributária nas operações com cerveja e chope.

11/09/2020 PORTARIA SUTRI N° 979 / 2020 - MG - Altera a Portaria SUTRI nº 924, de 20 de fevereiro de 2020, que divulga preços médios ponderados a consumidor final (PMPF) para cálculo do ICMS devido por substituição tributária nas operações com bebidas alcoólicas que especifica.

11/09/2020 CIRCULAR CAIXA N° 922 / 2020 - FGTS - CAIXA DIVULGA NOVO MANUAL DE MOVIMENTAÇÃO DA CONTA DO TRABALHADOR

11/09/2020 PORTARIA SPREV/ME N° 20.603 / 2020 - FATORES DE ATUALIZAÇÃO PARA CÁLCULO DO PECÚLIO PARA O MÊS DE SETEMBRO DE 2020

11/09/2020 PORTARIA INSS N° 924 / 2020 - CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS PREVIDENCIÁRIAS - Dispõe sobre o retorno gradual das atividades presenciais e adoção das medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19).

11/09/2020 RESOLUÇÃO BCB N° 014 / 2020 - INSTITUIÇÕES AUTORIZADAS BCB - PROCESSO DE REGISTRO - FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES



     




[« Voltar]   [Pagina inicial]
-  -

BAse refetente as cidades:

Araçai, Baldim, Conceição de Mato Dentro, Cachoeira da Prata, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Corinto, Capim Branco, Caetanópolis, Diamantina, Datas, Funilandia, Fortuna de Minas, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Inhaúma, Joaquim Felício, Jequitibá, Morro da Garça, Matozinhos, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitsckek, Pompeu, Paraopeba, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santo Hipólito, Três Marias e Virgem da Lapa

Sindicato dos Contabilistas de Araçai, Sindicato dos Contabilistas de Baldim, Conceição de Mato Dentro, Sindicato dos Contabilistas de Cachoeira da Prata, Sindicato dos Contabilistas de Congonhas do Norte, Sindicato dos Contabilistas de Cordisburgo, Sindicato dos Contabilistas de Corinto, Sindicato dos Contabilistas de Capim Branco, Sindicato dos Contabilistas de Caetanópolis, Sindicato dos Contabilistas de Diamantina, Sindicato dos Contabilistas de Datas, Sindicato dos Contabilistas de Funilandia, Sindicato dos Contabilistas de Fortuna de Minas, Sindicato dos Contabilistas de Felixlândia, Sindicato dos Contabilistas de Gouveia, Sindicato dos Contabilistas de Inimutaba, Sindicato dos Contabilistas de Inhaúma, Sindicato dos Contabilistas de Joaquim Felício, Sindicato dos Contabilistas de Jequitibá, Sindicato dos Contabilistas de Morro da Garça, Sindicato dos Contabilistas de Matozinhos, Sindicato dos Contabilistas de Monjolos, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Juscelino, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Kubitsckek, Sindicato dos Contabilistas de Pompeu, Sindicato dos Contabilistas de Paraopeba, Sindicato dos Contabilistas de Prudente de Morais, Sindicato dos Contabilistas de Sete Lagoas, Sindicato dos Contabilistas de Santana de Pirapama, Sindicato dos Contabilistas de Santana do Riacho, Sindicato dos Contabilistas de Santo Hipólito, Sindicato dos Contabilistas de Três Marias e Sindicato dos Contabilistas de Virgem da Lapa.

SINCONSETE/MG

SINDICATO DOS CONTABILISTAS, CONTADORES, TÉC. EM CONTABILIDADE E DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE, AUDITORIAS E PERÍCIAS CONTÁBEIS DE SETE LAGOAS E REGIÃO – SINCONSETE/MG, CNPJ nº 21.012.943/0001-04. CODIGO SINDICAL: 921.012.188.01315-7




SEDE SOCIAL / SALÃO DE EVENTOS

Rua Espinosa, 385 Padre Teodoro - MG CEP 35.702-122







..

Desenvolvido por: Geraldo junio -