-

Parceiros e convênios Sinconsete
SINCONSETE
SINCONSETE
SINCONSETE

 


Profissionais da contabilidade buscam inclusão no rol de serviços essenciais

20/05/2020



   

Enquanto profissionais de saúde atuam na linha de frente ao combate do coronavírus de dentro dos hospitais, os profissionais da contabilidade têm atuado em outra frente essencial no enfrentamento da pandemia: a sobrevivência de negócios e a manutenção dos empregos.

Em dois meses desde o início das paralisações, mais de 30 medidas governamentais, entre decretos, leis e medidas provisórias, deram providências com desdobramentos para pequenas e médias empresas que, segundo dados do SEBRAE, empregam mais da metade dos trabalhadores formais no país.

Esteve a cargo dos profissionais contábeis analisar e implementar as alternativas previstas pelas MP’s, o que ocorreu em curto espaço de tempo. Em meio a crise, os contadores têm feito bem mais que balanços financeiros e gerenciamentos dos impostos a serem pagos.

São esses profissionais que atuam ativamente na consultoria de empresários, sendo determinantes nas tomadas de decisão.

Orientação Contábil

De acordo com levantamento do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) feito com parte dos registrados, mais da metade dos profissionais orientaram seus clientes a adotarem as alternativas previstas pela MP 936, que possibilitou redução salarial e de jornadas de trabalho, além de suspensão temporária de contratos de trabalho, com o objetivo de manter postos de trabalho e renda. Além de resguardar os empregos, a indicação quanto à adoção dessa alternativa visa evitar gastos com verbas rescisórias, em um momento que as empresas estão com queda de arrecadação.

“Com os desdobramentos da pandemia e impacto nos negócios, os profissionais da contabilidade intensificaram drasticamente o trabalho. Nossa classe é quem faz a mediação entre as medidas lançadas pelo governo e apresenta as alternativas aos empregadores.

Além de todo o trabalho com as obrigações acessórias, que permite que o governo mantenha a arrecadação de impostos” afirma Samir Nehme, presidente do CRCRJ.

Atividade essencial

Na última semana, o CRCRJ enviou ofícios ao Governo do Estado e às 92 prefeituras municipais solicitando a inclusão da atividade contábil no rol de serviços essenciais. A demanda busca oferecer tranquilidade aos profissionais que, mesmo atuando em home office, necessitam comparecer esporadicamente aos escritórios e que estão encontrando dificuldade com os bloqueios de circulação, principalmente em municípios que adotaram o lockdown.

"Nossa classe é bem adaptada ao uso de tecnologias, que permitem que o serviço seja feito com a mesma qualidade em regime home office. No entanto, em situações extraordinárias, em que seja imprescindível se deslocar ao local de trabalho, é preciso garantir a segurança de que não haja nenhum tipo de punição" defende Samir.

A entidade defende que a categoria tem prestado um serviço essencial para a saúde dos negócios em meio à grave crise. “Em nossa visão, é preciso que as autoridades reconheçam a essencialidade da atividade contábil, afinal, estamos trabalhando intensamente no assessoramento aos nossos clientes e no cumprimento de prazos de obrigações que não foram adiados, inclusive em âmbito estadual", afirma Nehme.


Clique na imagem para ampliar.


     


Fonte: CRC RJ



Menu cadastros



Relacionadas   com   a   data:


20/05/2020 Sistema S: STF restabelece redução de contribuições

20/05/2020 Guedes contraria agenda liberal e diz que governo entrará como sócio para salvar aéreas

20/05/2020 Redesim agiliza pedidos de abertura de empresas

20/05/2020 Facebook lança recurso para estimular venda na rede social e no Instagram

20/05/2020 Magistrado libera academia de ginástica em SP ao considerar decreto de Bolsonaro sobre atividades essenciais

20/05/2020 JT/PR afasta cumprimento da cota de aprendizes por empresas durante a pandemia

20/05/2020 Câmara aprova uso obrigatório de máscara em todo o país

20/05/2020 TRT-1 mantém reconhecimento de vínculo trabalhista: verdade impera sobre qualquer contrato formal

20/05/2020 CIRCULAR CAIXA N° 907 / 2020 - CAIXA LANÇA MANUAL VERSÃO 11 PARA ORIENTAR SOBRE RECOLHIMENTOS DO FGTS

20/05/2020 LEI N° 14.000 / 2020 - PLANO DE MOBILIDADE URBANA É ALTERADO

20/05/2020 RESOLUÇÃO PIS/PASEP N° 002 / 2020 - PIS-PASEP - AUTORIZADA A DISTRIBUIÇÃO DE SALDO DA RESERVA PARA AJUSTE DE COTAS

20/05/2020 DECRETO N° 10.352 / 2020 - REDUÇÃO - TEMPORÁRIA - ALÍQUOTA

20/05/2020 DECRETO N° 10.350 / 2020 - EDIÇÃO EXTRA - DEFICITS DO SETOR PÚBLICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

20/05/2020 Bradesco anuncia novo programa de repactuação de dívida com potencial de R$ 50 bi

20/05/2020 Aumento na inadimplência de empresas preocupa bancos e entra no radar do BC

20/05/2020 Medidas de socorro adotadas pelo governo são insuficientes e não chegam a quem precisa, dizem analistas

20/05/2020 Nova lei cria programa de crédito para pequenos empreendimentos com garantia da União

20/05/2020 Sociedade Limitada Unipessoal: Descubra um pouco mais.

20/05/2020 Profissionais da contabilidade buscam inclusão no rol de serviços essenciais

20/05/2020 Portal REGULARIZE: disponível pagamento online de Darf e DAS em conta corrente

20/05/2020 Hering vence ação de R$ 279,4 milhões para excluir ICMS sobre PIS/Cofins

20/05/2020 Concessão de Férias Logo Após a Licença Maternidade no Período de Calamidade Pública



     




[« Voltar]   [Pagina inicial]
-  -

BAse refetente as cidades:

Araçai, Baldim, Conceição de Mato Dentro, Cachoeira da Prata, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Corinto, Capim Branco, Caetanópolis, Diamantina, Datas, Funilandia, Fortuna de Minas, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Inhaúma, Joaquim Felício, Jequitibá, Morro da Garça, Matozinhos, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitsckek, Pompeu, Paraopeba, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santo Hipólito, Três Marias e Virgem da Lapa

Sindicato dos Contabilistas de Araçai, Sindicato dos Contabilistas de Baldim, Conceição de Mato Dentro, Sindicato dos Contabilistas de Cachoeira da Prata, Sindicato dos Contabilistas de Congonhas do Norte, Sindicato dos Contabilistas de Cordisburgo, Sindicato dos Contabilistas de Corinto, Sindicato dos Contabilistas de Capim Branco, Sindicato dos Contabilistas de Caetanópolis, Sindicato dos Contabilistas de Diamantina, Sindicato dos Contabilistas de Datas, Sindicato dos Contabilistas de Funilandia, Sindicato dos Contabilistas de Fortuna de Minas, Sindicato dos Contabilistas de Felixlândia, Sindicato dos Contabilistas de Gouveia, Sindicato dos Contabilistas de Inimutaba, Sindicato dos Contabilistas de Inhaúma, Sindicato dos Contabilistas de Joaquim Felício, Sindicato dos Contabilistas de Jequitibá, Sindicato dos Contabilistas de Morro da Garça, Sindicato dos Contabilistas de Matozinhos, Sindicato dos Contabilistas de Monjolos, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Juscelino, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Kubitsckek, Sindicato dos Contabilistas de Pompeu, Sindicato dos Contabilistas de Paraopeba, Sindicato dos Contabilistas de Prudente de Morais, Sindicato dos Contabilistas de Sete Lagoas, Sindicato dos Contabilistas de Santana de Pirapama, Sindicato dos Contabilistas de Santana do Riacho, Sindicato dos Contabilistas de Santo Hipólito, Sindicato dos Contabilistas de Três Marias e Sindicato dos Contabilistas de Virgem da Lapa.

SINCONSETE/MG

SINDICATO DOS CONTABILISTAS, CONTADORES, TÉC. EM CONTABILIDADE E DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE, AUDITORIAS E PERÍCIAS CONTÁBEIS DE SETE LAGOAS E REGIÃO – SINCONSETE/MG, CNPJ nº 21.012.943/0001-04. CODIGO SINDICAL: 921.012.188.01315-7




SEDE SOCIAL / SALÃO DE EVENTOS

Rua Espinosa, 385 Padre Teodoro - MG CEP 35.702-122







..

Desenvolvido por: Geraldo junio -