-

Parceiros e convênios Sinconsete
SINCONSETE
SINCONSETE
SINCONSETE

 


INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001 / 2020 - CARANGUEIJO UÇÁ - CAPTURA / INDUSTRIALIZAÇÃO / COMERCIALIZAÇÃO - PROIBIÇÃO

08/01/2020



   



INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001, DE 03 DE JANEIRO DE 2020

(DOU de 06.01.2020)

Proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo uçá, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, com base no art. 1°, inciso III, do Decreto n° 8.851, de 20 de setembro de 2016, tendo em vista o disposto na Lei n° 13.844, de 18 de junho de 2019, no inciso III do art. 1° do Anexo I, do Decreto n° 9.667, de 2 de janeiro de 2019, e o que consta nos autos do Processo n° 21000.085583/2019-29,

resolve:

Art. 1° Proibir a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá, nos Estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, durante a ''andada'', correspondendo aos períodos de lua cheia:

I - No ano de 2020:

a) 1° Período: 11 a 16 de janeiro;

b) 2° Período: 10 a 15 de fevereiro; e

c) 3° Período: 10 a 15 de março.

§ 1° Entende-se por ''andada'' o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos.

§ 2° As pessoas físicas ou jurídicas que atuam na manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie Ucides cordatus, nos Estados de que trata o art. 1° desta Instrução Normativa, poderão realizar essas atividades durante os períodos de "andada", exclusivamente, quando fornecerem, até o último dia útil que antecede cada período de ''andada'', previsto no referido art. 1°, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes, preenchida conforme consta no Anexo I desta Instrução Normativa.

§ 3° A relação de que trata o § 2° deste artigo deverá ser entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis-IBAMA, em cada Estado, e/ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes, nas áreas onde existirem Unidades de Conservação Federais.

Art. 2° O transporte e a comercialização dos produtos declarados na forma dos §§ 2° e 3° do art. 1° desta Instrução Normativa deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo IBAMA, após comprovação de estoque declarado, conforme Anexo II desta Instrução Normativa.

Art. 3° O produto da captura apreendido pela fiscalização, quando vivo, deverá ser liberado, preferencialmente, em seu habitat natural, respeitando-se o disposto no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008.

Art. 4° Aos infratores desta Instrução Normativa serão aplicadas as penalidades e as sanções, respectivamente, previstas na Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008.

Art. 5° Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

MARCOS MONTES CORDEIRO

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE ESTOQUE PARA CARANGUEJO-UÇÁ NO PERÍODO DE ANDADA*

1. IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA:

Nome/Empresa: __________________________________________________________

Representante legal (empresa):______________________________________________

Endereço: _______________________________________________________________

CNPJ/CPF: ______________________________________________________________

Telefone: ( ) ______________________________________________________________

Município/Estado: _______________________/_________________________________

2. FORMA DO PRODUTO ESTOCADO:

( ) vivo ( ) congelado

( ) pré cozido ( ) inteiro

( ) em partes

3. DESCRIÇÃO DO PRODUTO (quantidade):

( ) Indivíduos _______________ ( ) corda ___________________

4. LOCAL DE ARMAZENAMENTO:

Endereço:__________________________________________________________

Ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - I BA M A declaro serem verídicas as informações constantes deste documento e estar sujeito às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

LOCAL: ___________________________________________________________

DATA DE EMISSÃO: ___________/___________/____________

__________________________________________________________________
ASSINATURA DO DECLARANTE

* Preencher uma Declaração para cada local de armazenamento.

ANEXO II

GUIA DE AUTORIZAÇÃO PARA TRANSPORTE E COMÉRCIO DE CARANGUEJO-UÇÁ NO PERÍODO DE ANDADA IN MAPA N° ___________/2020

AUTORIZAÇÃO N° ___________/2020

1. ORIGEM NF N° ________________________

2. FORMA DO PRODUTO ESTOCADO

( ) vivo ( ) congelado

( ) pré cozido ( ) inteiro

( ) em partes

3. DESTINATÁRIO

Nome/Empresa: ___________________________________________________________

Representante legal (empresa):

________________________________________________

Endereço: ________________________________________________________________

CNPJ/CPF: _______________________________________________________________

Telefone: ( ) _______________________________________________________________

Município/Estado: ______________________________________/___________________

4. DESCRIÇÃO DO PRODUTO (quantidade):

( ) Indivíduos _______________ ( ) corda ___________________

5. MEIO DE TRANSPORTE

( ) Rodoviário ( ) Fluvial

( ) Aéreo ( ) Ferroviário

( ) Marítimo

Obs.: Esta Guia é válida somente para o transporte ao destino final e sua validade extingue após o segundo dia de sua assinatura.

LOCAL: __________________________________________

DATA DE EMISSÃO: _______/_______/_______

__________________________________________________
ASSINATURA/ MATRÍCULA/ CARGO 


Clique na imagem para ampliar.


     


Fonte: .



Menu cadastros



     




[« Voltar]   [Pagina inicial]
-  -

BAse refetente as cidades:

Araçai, Baldim, Conceição de Mato Dentro, Cachoeira da Prata, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Corinto, Capim Branco, Caetanópolis, Diamantina, Datas, Funilandia, Fortuna de Minas, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Inhaúma, Joaquim Felício, Jequitibá, Morro da Garça, Matozinhos, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitsckek, Pompeu, Paraopeba, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santo Hipólito, Três Marias e Virgem da Lapa

Sindicato dos Contabilistas de Araçai, Sindicato dos Contabilistas de Baldim, Conceição de Mato Dentro, Sindicato dos Contabilistas de Cachoeira da Prata, Sindicato dos Contabilistas de Congonhas do Norte, Sindicato dos Contabilistas de Cordisburgo, Sindicato dos Contabilistas de Corinto, Sindicato dos Contabilistas de Capim Branco, Sindicato dos Contabilistas de Caetanópolis, Sindicato dos Contabilistas de Diamantina, Sindicato dos Contabilistas de Datas, Sindicato dos Contabilistas de Funilandia, Sindicato dos Contabilistas de Fortuna de Minas, Sindicato dos Contabilistas de Felixlândia, Sindicato dos Contabilistas de Gouveia, Sindicato dos Contabilistas de Inimutaba, Sindicato dos Contabilistas de Inhaúma, Sindicato dos Contabilistas de Joaquim Felício, Sindicato dos Contabilistas de Jequitibá, Sindicato dos Contabilistas de Morro da Garça, Sindicato dos Contabilistas de Matozinhos, Sindicato dos Contabilistas de Monjolos, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Juscelino, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Kubitsckek, Sindicato dos Contabilistas de Pompeu, Sindicato dos Contabilistas de Paraopeba, Sindicato dos Contabilistas de Prudente de Morais, Sindicato dos Contabilistas de Sete Lagoas, Sindicato dos Contabilistas de Santana de Pirapama, Sindicato dos Contabilistas de Santana do Riacho, Sindicato dos Contabilistas de Santo Hipólito, Sindicato dos Contabilistas de Três Marias e Sindicato dos Contabilistas de Virgem da Lapa.

SINCONSETE/MG

SINDICATO DOS CONTABILISTAS, CONTADORES, TÉC. EM CONTABILIDADE E DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE, AUDITORIAS E PERÍCIAS CONTÁBEIS DE SETE LAGOAS E REGIÃO – SINCONSETE/MG, CNPJ nº 21.012.943/0001-04. CODIGO SINDICAL: 921.012.188.01315-7




SEDE SOCIAL / SALÃO DE EVENTOS

Rua Espinosa, 385 Padre Teodoro - MG CEP 35.702-122







..

Desenvolvido por: Geraldo junio -