-

Parceiros e convênios Sinconsete
SINCONSETE
SINCONSETE
SINCONSETE

 


FGTS: Caixa prorroga prazo para correntista do banco pedir antecipação

10/09/2019



   

A Caixa Econômica Federal prorrogou os prazos para que correntistas do banco possam pedir a antecipação do pagamento de até 500 reais por conta do Fundo de Garantido do Tempo de Serviço (FGTS). Os saques começam nesta semana e fazem parte de plano divulgado pelo governo que flexibiliza as regras de saque do benefício para estimular o consumo e aquecer a economia.

O saque imediato do FGTS será de até 500 reais por conta ativa e inativa — referente a empregos antigos. Portanto, o trabalhador que tiver três contas com 500 reais cada poderá retirar até 1.500 reais.

Quem tem conta corrente na Caixa tem direito a receber os recursos antecipadamente. Basta fazer uma solicitação à instituição. O prazo para esse pedido tinha se esgotado no dia 25 de agosto, mas foi prorrogado e só confirmado pelo banco na segunda-feira.

Agora, o prazo varia de acordo com o mês de aniversário. Para os correntistas da Caixa que nasceram entre janeiro e abril, a solicitação deveria ter sido feita até domingo 8 para que os recursos do fundo fossem depositados na sexta-feira, 13. Os nascidos entre maio e agosto tem até o dia 22 para pedir o adiantamento do pagamento que ocorrerá no dia 27. E para aqueles que nasceram nos últimos quatro meses do ano, para receber no dia 9 de outubro será preciso pedir ao banco até o dia 4.

Segundo a Caixa, os correntistas que solicitarem a antecipação após o final do prazo, ainda assim receberão os recursos antecipadamente, mas com 20 até dias de atraso com relação a data original. Portanto, antes dos clientes de outros bancos, mas depois das primeiras datas estipuladas pelo banco.

Por exemplo: se o trabalhador nascido em setembro pediu a antecipação no dia 8, o valor cairá na sua conta no dia 13. Mas se a solicitação for feita nesta terça-feira, 10, (após o prazo encerrar) a Caixa tem até 20 dias para depositar o dinheiro a que tem direito.

Os clientes do banco que tem conta poupança receberão o valor a que tem direito de forma antecipada automaticamente. Não é necessário fazer solicitação.

 
Como solicitar antecipação

Para fazer a solicitação, o correntista pode usar o internet banking da Caixa, o aplicativo do FGTS ou o site. Também é possível fazer a solicitação pelo telefone 0800 724 2019 ou direto na agência. Se não quiser fazer o saque e preferir que o dinheiro permaneça no FGTS, deve avisar o banco até o dia 30 de abril de 2020, assim o dinheiro volta para o fundo.

As agências da Caixa abrirão com duas horas de antecedência, a partir das 8h, no dia da liberação dos recursos. Haverá atendimento também aos sábados. Na semana seguinte da liberação, as agências também funcionarão em horários estendidos para dar conta da demanda. Para quem vai receber em conta corrente ou poupança, o atendimento no banco pode ajudar a sanar dúvidas e também em transferências para outras instituições. Ao todo, serão cerca de 40 bilhões de reais em recursos liberados entre 2019 e 2020. Cerca de 96 milhões de trabalhadores serão beneficiados com a medida.

Clientes de outros bancos

No caso dos clientes de outros bancos, a data dos saques também varia de acordo com o aniversário do cotista. O calendário começa em 18 de outubro para os nascidos em janeiro e termina em 6 de março de 2020 para os aniversariantes de dezembro.

Como verificar saldo

Para saber quanto poderá tirar, a consulta ao saldo é feita por meio do site do FGTS. Para isso, é necessário cadastrar uma senha. Tenha em mãos o número do NIS/PIS. Esse dado pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho, no extrato impresso do FGTS ou no site Meu INSS. Após informar o número do NIS/PIS, basta clicar em “cadastrar senha”, preencher os dados e fazer o login para acessar a conta.

O site vai mostrar informações sobre todas as contas de FGTS que o trabalhador já teve – a cada emprego é criada uma nova para receber os depósitos mensais de 8% do valor do salário. O extrato lista também as contas que já tiveram saques efetuados. Essa opção está disponível na aba “extrato completo”.

Com a mesma senha, é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível para celulares com sistema operacional iOS ou Android. No site ou no aplicativo, é possível se cadastrar para receber mensalmente as informações por SMS ou e-mail. A outra opção para consultar os recursos é o papel. A cada dois meses, a Caixa envia para a casa do trabalhador um extrato.

Também é possível fazer a verificação em uma agência do banco, mediante a apresentação de documento oficial (RG, CPF e carteira de trabalho).

Saque-aniversário

Após o período do saque imediato, os trabalhadores poderão optar por fazer saques anuais de uma parcela de seu FGTS, chamado de saque-aniversário, que começarão em abril de 2020. Se optar por essa modalidade, o trabalhador não poderá sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa. No entanto, a multa de 40% sobre o valor total da conta está mantida. Veja para quem vale a pena mudar para nova modalidade, segundo economistas.

Os aniversariantes do primeiro semestre, no entanto, terão um calendário para fazer o saque: nascidos em janeiro e fevereiro podem efetuar o saque entre abril a junho de 2020; os nascidos em março e abril podem pegar o dinheiro de maio a julho e quem nasceu entre maio e junho pega o dinheiro de junho a agosto. Após junho, os saques poderão ser feitos no mês de aniversário do trabalhador.

O saque-aniversário valerá para quem optar por receber parte do FGTS a cada ano. Nesse caso, os interessados em migrar para a modalidade terão que comunicar a decisão à Caixa Econômica a partir de outubro deste ano, no site do banco.


Clique na imagem para ampliar.


     


Fonte: veja



Menu cadastros



     




[« Voltar]   [Pagina inicial]
-  -

BAse refetente as cidades:

Araçai, Baldim, Conceição de Mato Dentro, Cachoeira da Prata, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Corinto, Capim Branco, Caetanópolis, Diamantina, Datas, Funilandia, Fortuna de Minas, Felixlândia, Gouveia, Inimutaba, Inhaúma, Joaquim Felício, Jequitibá, Morro da Garça, Matozinhos, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitsckek, Pompeu, Paraopeba, Prudente de Morais, Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santo Hipólito, Três Marias e Virgem da Lapa

Sindicato dos Contabilistas de Araçai, Sindicato dos Contabilistas de Baldim, Conceição de Mato Dentro, Sindicato dos Contabilistas de Cachoeira da Prata, Sindicato dos Contabilistas de Congonhas do Norte, Sindicato dos Contabilistas de Cordisburgo, Sindicato dos Contabilistas de Corinto, Sindicato dos Contabilistas de Capim Branco, Sindicato dos Contabilistas de Caetanópolis, Sindicato dos Contabilistas de Diamantina, Sindicato dos Contabilistas de Datas, Sindicato dos Contabilistas de Funilandia, Sindicato dos Contabilistas de Fortuna de Minas, Sindicato dos Contabilistas de Felixlândia, Sindicato dos Contabilistas de Gouveia, Sindicato dos Contabilistas de Inimutaba, Sindicato dos Contabilistas de Inhaúma, Sindicato dos Contabilistas de Joaquim Felício, Sindicato dos Contabilistas de Jequitibá, Sindicato dos Contabilistas de Morro da Garça, Sindicato dos Contabilistas de Matozinhos, Sindicato dos Contabilistas de Monjolos, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Juscelino, Sindicato dos Contabilistas de Presidente Kubitsckek, Sindicato dos Contabilistas de Pompeu, Sindicato dos Contabilistas de Paraopeba, Sindicato dos Contabilistas de Prudente de Morais, Sindicato dos Contabilistas de Sete Lagoas, Sindicato dos Contabilistas de Santana de Pirapama, Sindicato dos Contabilistas de Santana do Riacho, Sindicato dos Contabilistas de Santo Hipólito, Sindicato dos Contabilistas de Três Marias e Sindicato dos Contabilistas de Virgem da Lapa.

SINCONSETE/MG

SINDICATO DOS CONTABILISTAS, CONTADORES, TÉC. EM CONTABILIDADE E DE EMPREGADOS EM ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE, AUDITORIAS E PERÍCIAS CONTÁBEIS DE SETE LAGOAS E REGIÃO – SINCONSETE/MG, CNPJ nº 21.012.943/0001-04. CODIGO SINDICAL: 921.012.188.01315-7




SEDE SOCIAL / SALÃO DE EVENTOS

Rua Espinosa, 385 Padre Teodoro - MG CEP 35.702-122







..

Desenvolvido por: Geraldo junio -